MAP - MUSEU DE ARTE POPULAR

ENTREVISTA COM THIAGO NUNES (COORDENADOR DO MAP)

ACPSP (Agenda Cultural do Pátio de São Pedro) - Como foi o surgimento do Museu?

TN (Thiago Nunes) - O Museu surgiu de um acervo de peças de vários ícones da cultura nordestina que foi adquirido pela galeria metropolitana de arte - MAMAM - que está situado na Rua da Aurora e tem um anexo no Pátio de São Pedro, com atividades educativas. Só que na década de 70 as pessoas que trabalhavam no MAMAM passaram a acreditar que esse acervo era de arte contemporânea quando na verdade era de arte moderna. Como eles não se adequavam à proposta do museu, então foi criado o Museu de Arte Popular, que depois de um tempo ele teve seu acervo guardado e nós ficamos sem o acesso. Com o tempo, passamos por unidades locais e finalmente tivemos a nossa sede o ano passado (2008), e com isso houve a reinauguração do MAP, que é um museu antigo que não tinha uma sede própria.

ACPSP - Como conseguiram esta sede?

TN - Através de projetos e de uma grande luta. E nesta jornada de mudanças de locais dos acervos estarem guardados, algumas peças se perderam, mas nosso acervo ainda é bastante rico.

ACPSP - O museu faz alguma atividade em especial fora da programação normal?

TN - Sim. A gente já organizou encontros acadêmicos. O último foi em 2008 - Seminário de Arte Popular - Na Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE - Além de algumas atividades pedagógicos com escolas, agências de turismo e parcerias com outras instituições daqui também como o Memorial Luiz Gonzaga e Memorial Chico Science, em que estamos integrados em algumas ações.

ACPSP - E em relação ao site do Museu? Não há nada de novo por lá.

TN - Nós acabamos de concluir toda a catalogação do acervo do museu. Pretendemos fazer não só um espaço pedagógico mas num centro de pesquisas além da mini biblioteca que possuímos.




NOTA:
De
acordo com o site da Prefeitura do Recife, o site do MAP está em fase de implementação, a fim de permitir o acesso às informações sobre as coleções do Museu e de outros institutos e colecionadores da arte popular. O portal disponibilizará informações sobre as várias gerações de artistas, sobre os mais variados trabalhos de pesquisadores, indicações de bibliografias de referência, periódicos, documentários entre outros.





SERVIÇO:


Horário de funcionamento: de Segunda á Sexta das 9h ás 17h - Casas 45 e 49
Fones: (81) 3232-2803
Web: www.recife.pe.gov.br/map

0 comentários:

Postar um comentário

Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 Agenda Cultural Pátio de São Pedro All rights reserved.
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress Theme by EZwpthemes